quarta-feira, 26 de maio de 2010

ASCOMICETOS

Ascomicetos (Ascomycota)

Reúnem a maioria das espécies e podem ser unicelulares como as leveduras ou ainda espécies formadoras de hifas. Muitos destes fungos formam micorrizas associadas principalmente em orquídeas. Podem ser encontrados em troncos em decomposição ou no solo.

As leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento. A característica marcante dos ascomicetos formadores de hifas, é a formação de esporos na fase sexuada chamados de ascósporos que se formam no interior de ascos (sacos). No entanto, na fase assexuada formam-se esporos na sua extremidade chamados de conidiósporo.

Utilização:

  • A levedura Sccharomyces cerevisiae obtem energia tanto na presença quanto na ausência de oxigênio, chamadas então de anaeróbios facultativos, devido a esta característica é muito utilizada na fermentação de massas para a produção de pães, e bebidas alcoólicas como os vinhos e cervejas.

  • As trufas e os gêneros Morchella são muitos utilizados na culinária, principalmente na Europa.

Morchella sp


Trufas
  • São capazes de produzir substâncias que podem servir como antibióticos usados no combate à bactérias, como os indivíduos do gênero Penicillium.
  • Outras espécies são prejudiciais à saúde humana como o ascomiceto Claviceps purpúrea, encontrado nos grãos e cereais, produzindo através da decomposição o ácido lisérgico precursor do LSD, uma droga ilegal.
  • Fungos do gênero Aspergillus são produtores de toxinas chamadas de aflotoxinas, que são potentes substâncias cancerígenas, causando danos ao fígado.

  • Existem ascomicetos usados na indústria de laticínios para a produção de queijos roquerfort e camembert.

Camembert


Roqueforti


ZIGOMICETOS


Zigomicetos (Zygomycotas)

São fungos que formam zigósporo (esporo não flagelado) no seu ciclo d vida. O seu corpo é formado pó hifas cenocíticas e algumas espécies formam micorrizas, que são associações entre as raízes e os fungos, são positivas para ambos os indivíduos envolvidos, pois as plantas são beneficiadas com sais minerais disponibilizados pelos fungos e retribuem disponibilizando açúcares solúveis.

Ocorrem geralmente no solo ou decompondo animais e plantas.


Utilização: molho de soja, drogas antiinflamatórias e na fabricação de pílulas anticoncepcionais.


QUITRIDIOMICETOS


Quitridiomicetos (Chytridiomycota)

São fungos aquáticos e formam zoospóros (esporos flagelados) no seu ciclo de vida. Há espécies unicelulares e que formam hifas. Eles são encontrados em água doce, água salgada e podem ser parasitas de plantas ou decompondo plantas e animais.


domingo, 23 de maio de 2010

Classificação do Fungos

A classificação mais aceita se baseia no tipo de esporo formado durante os ciclos de vida de cada grupo. O ciclo de vida dos fungos são divididos em duas fases: uma assexuada e outra sexuad


Esquema Geral da Reprodução


Fase Assexuada: forma-se esporos por mitose (divisão equacional de células, que mantém o mesmo número de cromossomos das células-mãe). Exemplos: zoósporos, aplanospóros e conidiósporos.

Fase Sexuada: forma-se esporos por meiose (divisão clular reducional, que origina células com a metade dos cromossomos totais presentes na célula-mãe). Exemplos:

A) - Ascósporos: formados no interior de uma estrutura denominada asco (saco). Armazena os ascósporos no interior da estrutura, no corpo de frutificação denominado ascocarpo.



B) - Basidiósporos:
formado em uma estrutura denominada de basídio (pequeno pedestal). Armazenam os basisiósporos externamente, no corpo de fruttificação denominado basidiocarpo.


Existe uma estrutura que se desenvolve após a fusão de núcleos haploídes nas extremidades das hifas, pertencentes à micélios diferentes. Esta estrutura recebe o nome de zigosporângio ou zigósporo (forma de resistência contra efeitos adversos do meio). Em condições adequadas o zigósporo germina e forma esporos que são dispersos pelo vento.



Quais as diferenças e semelhanças entre os grupos de fungos?




Além desses grupos, existe um que reproduz por formação de esporos por mitose, estes fungos são chamados de imperfeitos e classificados como deuteromicetos os quais perderam a fase sexuada do ciclo de vida, como exemplo temos os fungos causadores de micoses.

Estrutura Geral dos Fungos

O corpo dos fungos é formado por hifas, que são filamentos delgados. O conjunto dessas, forma o micélio, que não é um tecido verddeiro.

As hifas podem ser de duas formas: cenocíticas e septadas. As hifas cenocíticas possuem os núcleos dispersos no citoplasma, sem nenhuma divisão celular. E as septadas, os núcleos se encontram individualizados por septos transversais, sem perder a comunicação entre os citoplasmas.

O mícélio pode ser dividido em: vegetativo que são as hifas imersas no substrato e que retiram o alimento para a sobrevivência do fungo e o reprodutivo são hifas responsáveis pela formação de esporos.


Em várias espécies de fungos o micélio reprodutivo, se organiza numa estrutura produtora de esporos chamada de Corpos de Frutificação, como exemplo o Cogumelo.

Características Gerais dos Fungos

O nome da ciência que estuda os fungos é a MICOLOGIA (do grego mykes, que significa cogumelos). Os fungos são conhecidos como: bolores, mofos, leveduras, cogumelos-de-chapéu (champignons), orelhas-de-pau.

São organismos eucariontes (apresentam membrana nuclear), são organismos heterotróficos que obtêm seus alimentos por absorção de nutrientes do meio. Possuem parede celular de quitina (polissacarídeo formado por moléculas de glicose), a substância de reserva energética é o glicogênio (presente também nos animais), a reprodução sempre envolve a formação de esporos (células com envoltório resistente, que ao germinarem dão origem ao novo indivíduo) e podem ser unicelulares (possuem apenas uma única célula) como exemplo as leveduras ou ainda pluricelulares (possuem mais de uma célula na sua constituição) com o corpo formado por hifas (células fúngicas).