quarta-feira, 26 de maio de 2010

ASCOMICETOS

Ascomicetos (Ascomycota)

Reúnem a maioria das espécies e podem ser unicelulares como as leveduras ou ainda espécies formadoras de hifas. Muitos destes fungos formam micorrizas associadas principalmente em orquídeas. Podem ser encontrados em troncos em decomposição ou no solo.

As leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento. A característica marcante dos ascomicetos formadores de hifas, é a formação de esporos na fase sexuada chamados de ascósporos que se formam no interior de ascos (sacos). No entanto, na fase assexuada formam-se esporos na sua extremidade chamados de conidiósporo.

Utilização:

  • A levedura Sccharomyces cerevisiae obtem energia tanto na presença quanto na ausência de oxigênio, chamadas então de anaeróbios facultativos, devido a esta característica é muito utilizada na fermentação de massas para a produção de pães, e bebidas alcoólicas como os vinhos e cervejas.

  • As trufas e os gêneros Morchella são muitos utilizados na culinária, principalmente na Europa.

Morchella sp


Trufas
  • São capazes de produzir substâncias que podem servir como antibióticos usados no combate à bactérias, como os indivíduos do gênero Penicillium.
  • Outras espécies são prejudiciais à saúde humana como o ascomiceto Claviceps purpúrea, encontrado nos grãos e cereais, produzindo através da decomposição o ácido lisérgico precursor do LSD, uma droga ilegal.
  • Fungos do gênero Aspergillus são produtores de toxinas chamadas de aflotoxinas, que são potentes substâncias cancerígenas, causando danos ao fígado.

  • Existem ascomicetos usados na indústria de laticínios para a produção de queijos roquerfort e camembert.

Camembert


Roqueforti


Nenhum comentário:

Postar um comentário