domingo, 23 de maio de 2010

Classificação do Fungos

A classificação mais aceita se baseia no tipo de esporo formado durante os ciclos de vida de cada grupo. O ciclo de vida dos fungos são divididos em duas fases: uma assexuada e outra sexuad


Esquema Geral da Reprodução


Fase Assexuada: forma-se esporos por mitose (divisão equacional de células, que mantém o mesmo número de cromossomos das células-mãe). Exemplos: zoósporos, aplanospóros e conidiósporos.

Fase Sexuada: forma-se esporos por meiose (divisão clular reducional, que origina células com a metade dos cromossomos totais presentes na célula-mãe). Exemplos:

A) - Ascósporos: formados no interior de uma estrutura denominada asco (saco). Armazena os ascósporos no interior da estrutura, no corpo de frutificação denominado ascocarpo.



B) - Basidiósporos:
formado em uma estrutura denominada de basídio (pequeno pedestal). Armazenam os basisiósporos externamente, no corpo de fruttificação denominado basidiocarpo.


Existe uma estrutura que se desenvolve após a fusão de núcleos haploídes nas extremidades das hifas, pertencentes à micélios diferentes. Esta estrutura recebe o nome de zigosporângio ou zigósporo (forma de resistência contra efeitos adversos do meio). Em condições adequadas o zigósporo germina e forma esporos que são dispersos pelo vento.



Quais as diferenças e semelhanças entre os grupos de fungos?




Além desses grupos, existe um que reproduz por formação de esporos por mitose, estes fungos são chamados de imperfeitos e classificados como deuteromicetos os quais perderam a fase sexuada do ciclo de vida, como exemplo temos os fungos causadores de micoses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário